HOTEL INFANTE SAGRES
Porto

Porto, Abril 2018

A Mitsubishi Heavy Industries climatiza e garante a produção de AQS na reabilitação do Hotel Infante Sagres no Porto

  • A reabilitação do Hotel Infante Sagres no Porto, propriedade do grupo The Fladgate Partnership, foi da responsabilidade da equipa do Arquitecto portuense António Teixeira Lopes e contou com o fornecimento de equipamento e apoio da Lumelco Portugal.
  • Para a climatização e para a produção de AQS optou-se por equipamentos da marca japonesa Mitsubishi Heavy Industries.

O Hotel Infante Sagres possui agora a classificação Tradition & Luxury Hotel e, fica localizado no centro da cidade do Porto tendo sido originalmente construído em 1951. Este hotel conta com uma decoração recheada de vitrais e madeiras trabalhadas, tendo a sua recuperação sido tido em grande conta aquando da remodelação do hotel em 2018.

O Hotel Infante Sagres conta com 85 quartos, distribuídos em 5 pisos, dois restaurantes e uma bar/restaurante da Vogue, localizados no piso térreo. Conta ainda com uma pequena piscina exterior assim como um páteo semifechado.

Para os sistemas de ar condicionado e água quente sanitária (AQS), contou-se com a mais recente tecnologia japonesa do fabricante Mitsubishi Heavy Industries (MHI), recorrendo á gama KXZ e KXZR (VRF) para a climatização dos espaços e o novo sistema Q-Ton para a produção de AQS.

Este sistema é uma bomba de calor para produção AQS que permite produzir água á temperatura de 90°C usando o CO2 como refrigerante ecológico. Foram instaladas quatro unidades Q-Ton juntamente com um tanque em aço inoxidável de 4000 L da MHI, mais dois depósitos de 3600 L, num total de 11000 L de acumulação.

As unidades ficaram instaladas em estrutura exterior própria construída no logradouro do edifício de modo libertar espaço de cobertura para a instalação dos sistemas de climatização como VRF, UTA’s , ventiladores e restantes equipamentos.

Quanto à climatização do hotel, esta foi realizada com recurso a equipamento do tipo VRF (KXZ, KXZR) distribuídos por piso e por espaço comum (restaurantes e bares), que permite oferecer a total independência na climatização dos espaços. Foram instaladas um total de 155 unidades do tipo condutas, chão com envolvente, murais e de teto que se integraram perfeitamente no design dos espaços, num total de 650. Kw térmicos recorrendo a equipamentos de elevada eficiência energética.

A renovação de ar dos espaços das zonas comuns foi realizada por unidades de tratamento de ar com circuito frigorifico da marca LMF, o que permitiu de uma forma ainda mais eficiente garantir a qualidade do ar interior neste edifício tão emblemático na cidade do Porto.

Ficha Técnica

Nome do Projecto:
Hotel Infante Sagres

Tipo de obra:
Remodelação

Localização:
Praça D. Filipa de Lencastre 62, 4050-259 Porto

Arquiteto:
António Teixeira Lopes

Gestão Hoteleira:
Vincci Hoteles

Climatização:
Sistema VRF (KX) de Mitsubishi Heavy Industries

Sistema para Água Quente Sanitária:
Sistema Q-TON bomba de calor até 90°C com CO2 de Mitsubishi Heavy Industries

Sistema para Renovação de Ar:
Sistema de renovação do ar com circuito frigorífico de LMF Clima